Entre devaneios de sonhos inquietos, lembranças escusas de tarefas por fazer de um ano findouro, debrucei-me naquilo que poderia ser as primícias de um novo ano. Dentre as possibilidades, escolhi descarregar fotografias de uma câmera digital e todas as suas implicações tecnológicas (cabo usb, notebook etc.). Foi aí que meu destino começaria a degringolar-se, afinal, o cabo usb encontrado não plugava na conexão da câmera. Assim, frustrado, deixei-me levar para outras conexões.
Às 5.52h, uma matéria sobre uma atriz de The Big Bang Theory, num site de notícias, capturou-me a atenção.
Logo depois, às 5.58h, saltei para a busca sobre um dos atores da série televisiva, numa combinação explosiva: Velho Google + Nome. O nome: Jonhnny Galecki (Leonard).
E, às 6.02h, pela primeira vez na vida (de fato, não me lembro de ter acessado antes), eu bisbilhotava a página do Instagram de uma criatura. E, de repente, meu destino havia sido fixado pela fotografia [1] de uma escultura quasimodesca de um homem, meio homem, meio pedra, que capturou meus olhos e meu coração (?)
Às 6.06h, eu iniciei uma busca desenfreada, sem destino certo para saber daquela fotografia. Para a jornada, eu só tinha uma fotografia do Instagram e uma hashtag: #reykjavic.
Às 6.15h, visitando, faminto, o blog de viagem a hungry man travels, descobri que a tal escultura havia sido dedicada ao servidor municipal desconhecido.
Às 6.17h, outra revelação: o nome do escultor: Magnús Tómasson.
Às 6.18h, no site da Prefeitura de Reykjavic, uma notícia de 14.9.2012, numa língua alienígena anunciava: Óþekkti embættismaðurinn afhjúpaður.
Às 6.21h, tinha início a busca obsessiva pela localização da escultura em Reykjavic, usando o Google Maps. Mas não estava conseguindo encontrar a localização exata da escultura naquela cidade desconhecida que, segundo o Wikipedia, "Durante o inverno, os dias duram quatro horas e no verão as noites não existem".
Às 6.26h, acessei a página do Reykjavik Art Museum, identificando o Minnisvarði um Óþekkta embættismanninn e uma nova fotografia da escultura, sob nova perspectiva [2].
Após muitas tentativas, no GoogleMaps, às 6.34h, apelei para o GoogleTranslate. E às 6.35h, voltava ao Maps com um oráculo: ráðhúsið! Os próximos 5 minutos me levaram à imagem reveladora do local exato que, desconhecidamente, procurava [3], cujas coordenadas são: 64°08'44.9"N 21°56'25.1"W (64.145796, -21.940319).
Fotografias
[1] [2] [3]
[1] - http://instagram.com/sanctionedjohnnygalecki
[2] - http://safneign.listasafnreykjavikur.is/is/verk/H-099
[3] - https://goo.gl/maps/7ybnq
Rodolfo Silva
Fortaleza, 1.1.2015